Site Loader
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Pq Bahia - Cotia
Cortes mínimos e rápida recuperação, essas são algumas das vantagens da videolaparoscopia: técnica minimamente invasiva  conhecida também como cirurgia por vídeo. O método faz parte da rotina do Hospital São Francisco, oferece menos riscos ao paciente e reduz o tempo de internação.
 
Segundo a cirurgiã geral do Hospital São Francisco, Maija Ramos Pereira, um gás carbônico é insuflado na cavidade abdominal e, através de tubos, os instrumentos são introduzidos em pequenos furos para a realização do procedimento. Com o auxílio de uma endocâmera, o médico consegue controlar a cirurgia por vídeo.
 
“Para poder visualizar por dentro da cavidade abdominal, nós fazemos incisões de cinco a 14 milímetros, onde são introduzidos trocaters que funcionam como portais de conexão por meio externo para a cavidade intra-abdominal”, explica a cirurgiã.
 
Mais segurança ao paciente
A especialista também destaca que as técnicas minimamente invasivas têm respaldo protocolar da Cirurgia Segura, com a utilização de materiais descartáveis e rastreabilidade de instrumentos. Passos estes importantes, que reduzem as taxas de infecções pós-operatórias.
 
As taxas de infecção são baixíssimas. O hospital realiza os exames pré-operatórios no mesmo dia da cirurgia e, geralmente, em 24 horas o paciente está de alta”.
 
O método é aplicado em vários processos cirúrgicos, sendo eles eletivos ou emergenciais, como é o caso da retirada de vesícula,  das cirurgias de apêndice, de cistos de ovário ou cistos de ovário hemorrágico, das cirurgias de intestino e até algumas ressecções de tumores iniciais.
 
Maija afirma ainda que o método minimamente invasivo conta com o aporte hospitalar de diagnósticos de imagem de ponta e de profissionais dedicados em garantir rápida recuperação do paciente em todos os sentidos.
 
“Por causa da investigação, conseguimos diagnósticos precoces. Toda a equipe médica do hospital São Francisco dá total atenção ao paciente e não ignora qualquer tipo de sintoma”, garante a médica. E defende: “o trabalho não é só técnico, a empatia é fundamental”.
 
O Hospital São Francisco é acreditado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação -, entidade que certifica os melhores hospitais do Brasil. A unidade fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 – Cotia. Mais informações pelo telefone (11) 4615-6677.
 
Médica cirurgiã, Maija Ramos que realiza cirurgias por vídeo