Com a missão de suprir a carência de serviços médicos na região de Cotia, é fundado em 1994 o Centro Médico São Francisco.

O Centro Médico São Francisco contava com os serviços de pronto-atendimento, Ambulatório de ortopedia, Vascular e Pediatria, Laboratório de Análises Clínicas e Radiodiagnóstico.
Nos anos seguintes o fluxo de pacientes pela busca de atendimento em saúde no Centro Médico São Francisco cresceu, e a demanda da população por serviços de qualidade na região de Cotia também aumentou, e passou a atender os municípios vizinhos, como Vargem Grande Paulista, Itapevi, Embu das Artes, Carapicuíba, entre outras.

Hospital São Francisco

Esse impacto positivo contribuiu a Fundação do Hospital São Francisco em agosto de 2005, e deu-se início ao um atendimento médico ampliado.
O Hospital São Francisco, com 25 anos de tradição, além de contar com a eficiência e a experiência de profissionais qualificados, aliado ainda à alta tecnologia em equipamentos de última geração, garante um atendimento humanizado. Aqui, o paciente é acolhido em todos os processos, seja no pronto atendimento ou em tratamentos mais longos, como hemodiálises complexas, por exemplo.

Com uma estrutura moderna, o hospital possui maternidade, centro cirúrgico, UTI geral e neonatal, pediatria, serviço de hemodinâmica e outros diagnósticos de alta complexidade. São 203 leitos, 14 consultórios de pronto atendimento e 11 ambulatórios. Tais setores garantem total segurança, conforto e rapidez em todos os atendimentos, isso também, graças ao corpo técnico da unidade.