Site Loader
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Pq Bahia - Cotia

Dia Mundial de Controle da Asma - HSF

 

Se você tem asma ou pessoas próximos que sofrem com a doença, deve saber o quão importante é fazer o devido controle e acompanhamento.

Para representar este cuidado, todos os anos é celebrado em 21 de junho, o Dia Mundial de Controle da Asma.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas tem asma em todo o planeta.

Para te ajudar a entender mais sobre o tema, te convidamos a conferir um guia completo com detalhes sobre a doença.

 

Para começar, o que é a asma?

Aos que têm dúvidas, a asma é uma doença respiratória crônica, isso significa que ela é desenvolvida e mantêm-se ao longo do tempo.

O grande ponto de atenção é que ela pode se desenvolver tanto por fatores ambientais como, por exemplo, o clima, ou por razões genéticas como histórico familiar ou em casos de obesidade.

 

Quais os sintomas da asma?

A asma como muitas outras doenças pode manifestar seus sintomas de distintas formas. Para esta condição em específico, alguns sinais são:

  • Falta de ar;
  • Pressão e dor na região torácica/pulmonar;
  • Tosse seca e recorrente;
  • Dificuldade para respirar;
  • Ansiedade;
  • Falta de ar após contato com elementos como a poeira.

Outros sintomas e sinais podem ser conferidos no site do Ministério da Saúde.

 

Como diagnosticar a doença?

O diagnóstico da asma pode ser feito por meio de exames clínicos, através da avaliação de um profissional ou com testes específicos como a espirometria, popularmente conhecida como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro.

Neste segundo, o exame serve para identificar o fluxo de ar que transita nos pulmões, ou seja, qual a regularidade da entrada e saída de ar.

 

Como funciona o tratamento da asma?

O tratamento da asma é feito basicamente em duas frentes principais e levam em consideração os sintomas e histórico clínico do paciente.

 

  • Primeiro: é receitado por um médico especialista medicamentos, tanto para evitar o agravamento da doença, quanto para situações de crise;
  • Segundo: além dos medicamentos, é feito também pelo profissional orientações em geral, para que o paciente evite se expor à fatores que podem desencadear crises, como: manter a casa limpa e livre de poeiras, fungos e ácaros.

 

 

Esta doença possui cura?

Não, até o presente momento a asma não possui cura.

Tendo isso em mente é necessário que o paciente siga regularmente o tratamento, evitando assim os sintomas e impactos deste condição de saúde.

 

A asma pode matar?

Sobre esta pergunta, a resposta é sim. Em casos em que não são feitos os devidos acompanhamentos e tratamentos, ou até mesmo em situações de complicações extremas, a asma pode sim levar o paciente a óbito.

Por isso é importante, em casos de suspeita, por mínima que seja, a busca imediata de um profissional médico.

 

Precisa de auxílio ou orientação médica? Busque por nossos profissionais em uma de nossas unidades de atendimento.

 

Sobre o Grupo São Francisco

Com mais de 25 anos de história, o Grupo São Francisco é composto por uma ampla rede de hospitais, dentre eles: Hospital Sagrada FamíliaHospital São Francisco (Cotia), Hospital São Francisco (São Roque).

Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.

Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.

Confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:

Hospital Sagrada Família:
 
Hospital São Francisco (Cotia):
 
Hospital São Francisco (São Roque):
  • Endereço: Av. Getúlio Vargas, 911 – Centro, São Roque – SP.
  • Telefone: (11) 4784-9700.

 

Conteúdo: Equipe de Comunicação.  Foto: Divulgação.

Confira outras notícias como esta acessando o link.