Site Loader
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Pq Bahia - Cotia

Infarto: cardiologista do São Francisco explica como proteger sua saúde - HSF

 

Infarto, possivelmente você já deve ter ouvido essa palavra.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 34 pessoas morrem por hora por conta de doenças cardiovasculares. Somente em 2017, o Brasil teve um total de 302 mil óbitos por enfermidades destes tipos.

Mas o que causa o infarto? Quais são os sintomas? Há como prevení-lo? Quais os impactos na vida de uma pessoa?

Para responder estas e outras dúvidas, entrevistamos a doutora Lígia Martucci, cardiologista do Hospital São Francisco, unidade Cotia. Confira a seguir mais informações.

 

Afinal de contas, o que é o infarto?

Dra. Lígia Martucci
Lígia Martucci – CRM 41645 – Cardiologista

Para iniciar, aos que desconhecem, “o infarto é a obstrução de uma ou mais artérias do coração. Quando elas começam a fechar, resulta no que conhecemos por pré-infarto, que é quando começam a se apresentar alguns sintomas. Já o infarto em si, é quando ocorre o fechamento total  desta(s) artéria(s)”, explica a médica cardiologista.

 

E quais são os sintomas do infarto?

Podendo variar de acordo com o indivíduo, o infarto pode se manifestar por meio de sintomas como: fadiga, dor abdominal, mal-estar, dor na região peitoral, falta de ar, entre outros.

De toda forma, embora alguns sintomas sejam característicos, Martucci esclarece que nem todas as pessoas apresentam, por exemplo, a típica dor no peito, símbolo do infarto. “Nem todos têm aquela dor que começa no peito, passa pelo braço e vai para a mão ou para as costas. Há quem tenha dor na mandíbula, que já pode ser o sinal de um infarto”, esclarece a profissional.

 

O que causa de fato o infarto?

Diversos fatores estão atrelados ao aparecimento de sintomas e/ou ocasionamento do infarto. HSFDentre os principais motivos, está o consumo excessivo de alimentos com gordura de origem animal.

“Todos estas gorduras (de origem animal) que são consumidas ao longo da vida  começam a ser depositadas nos vasos. Além disso, outras doenças como diabetes, pressão alta e uma série de outras patologias, contribuem para a alteração nas artérias do coração, levando à sua obstrução. E essa obstrução, quando concluída, resulta no infarto”, finaliza.

 

Diagnóstico precoce é a solução

Semelhante à outras doenças, o diagnóstico precoce auxilia no tratamento, análise de melhores práticas cirúrgicas e também no pós-operatório, caso seja necessário este tipo de intervenção.

Por fim, com otimismo, Martucci comenta: “Hoje em dia, tratando rapidamente o infarto, com cateterismo e medicações específicas, os pacientes evoluem muito bem, por isso a importância do diagnóstico precoce, para que se tenha também o tratamento precoce”.

 

Conte com o Hospital São Francisco

Se você precisa de ajuda ou quer buscar orientações sobre temas relacionados à cardiologia, conte com o Hospital São Francisco. Com estrutura completa e pessoal qualificado, o centro médico dispõe de todos os recursos necessários para atender pacientes dois mais diferentes níveis de complexidade.

 

Quer entender mais sobre o infarto e conferir algumas para proteger sua saúde? Assista abaixo o vídeo completo com orientações da médica cardiologista, Lígia Martucci:

 

Sobre o Grupo São Francisco

Com mais de 25 anos de história, o Grupo São Francisco é composto por uma ampla rede de hospitais, dentre eles: Hospital Sagrada FamíliaHospital São Francisco (Cotia), Hospital São Francisco (São Roque).

Amparados por tecnologias de última geração e profissionais experientes e qualificados, seus centros médicos contam com serviços de: pronto-atendimento, ambulatório de ortopedia, vascular e pediatria, laboratório de análises clínicas e radiodiagnóstico, entre outros.

Além de modernidade e infraestrutura, que asseguram aos hospitais a possibilidade de atender pacientes de baixa e alta complexidade, seus centros médicos são referência em atendimento humanizado, garantindo assim segurança, conforto e rapidez no auxílio de pessoas.

Assim sendo, confira abaixo as informações de contato dos hospitais do Grupo São Francisco:

Hospital Sagrada Família:
 
Hospital São Francisco (Cotia):
 
Hospital São Francisco (São Roque):
  • Endereço: Av. Getúlio Vargas, 911 – Centro, São Roque – SP.
  • Telefone: (11) 4784-9700.

 

Conteúdo: Equipe de Comunicação.  Foto: Divulgação.

Assim sendo, confira outras notícias como esta acessando o link.

COMUNICADO IMPORTANTE!

As mídias sociais do Hospital Sagrada Família do Grupo São Francisco foram hackeadas.
Pedimos desculpas pelo inconveniente causado aos usuários e que desconsiderem possíveis transtornos causados.
Providências já estão sendo tomadas para normalizar o mais breve possível a situação.

Gratos pela compreensão.