Site Loader
Avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Pq Bahia - Cotia

Você já pensou em ser doador de órgãos? - HSFVocê já pensou em ser doador de órgãos? - HSF

 

Embora o mês de setembro seja símbolo da campanha em prol da doação de órgãos, esta iniciativa segue ao longo de todo o ano. Afinal de contas, há sempre alguém que precisa de algo para seguir com a sua vida.

Antes de mais nada é importante lembrar que mais do que simplesmente compartilhar um órgão, essa modalidade de doação é uma prática solidária em prol da vida, ou seja, através de uma ato voluntário, outro indivíduo pode continuar vivendo.

E diferente do que muitos pensam, a doação de órgãos não está ligada diretamente à morte. Caso a pessoa interessada em realizar esta ação esteja viva, é permitida a doação, sempre que ela esteja em ótimo estado de saúde, de órgãos como: parte do fígado, medula óssea, rins e parte do pulmão.

Em casos de morte, dependendo da causa do falecimento, estão entre a lista de opções hábeis para doação os seguintes órgãos:

  • Coração;
  • Rim;
  • Intestino;
  • Pulmão;
  • Pâncreas;
  • Fígado.

Vale ressaltar que em alguns casos estando vivo ou não, a pessoa não será hábil a praticar o ato solidário, isso principalmente por quadros associados à doenças como: HIV, Hepatites B e C, pessoas com doenças degenerativas e com tumores malignos.

Se você tem curiosidade sobre como se tornar um doador de órgãos, saiba que esta na verdade será uma decisão familiar após sua morte, por isso é importante que você os conscientize sobre o seu desejo, pois somente eles quem poderão autorizar o procedimento de retirada e doação.

 

Atuação do Hospital São Francisco na doação de órgãos

Assim sendo, em compromisso com a promoção à vida, o Hospital São Francisco conta com toda a infraestrutura e pessoal qualificado para atuar e conscientizar as família sobre a importância da doação de órgãos.

O trabalho desenvolvido, em especial pela unidade Cotia, se tornou referência inclusive para o Hospital das Clínicas (HC).

Tendo em vista todo um processo bem estruturado e com anos de experiência, o centro médico do Grupo São Francisco possui toda a expertise para atuar desde o processo de conscientização e captação do órgão, comunicação com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), até o envio e acompanhamento ao hospital final correspondente.

Há cerca de um ano, o Hospital São Francisco realizava sua primeira ação de captação de órgãos, realizada com sucesso e grande repercussão na mídia.

Leia mais em: Setembro Verde: Hospital São Francisco promove vida com captação de órgãos.

 

Por fim, precisa de auxílio e/ou orientação? Conte com os profissionais do Grupo São Francisco.

 

Conteúdo: Equipe de Comunicação.  Foto: Divulgação.

Assim sendo, confira outras notícias como esta acessando o link.